Seguidores

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DINÂMICA DO BONECO

Hoje vamos apresentar a vocês uma dinâmica que poderá tanto ser usada para um encontro de catequese, em qualquer uma das etapas, como em um encontro com os pais e mães dos catequizandos, ou até mesmo em uma formação de catequistas.

Objetivo:

Na Catequese, a dinâmica poderá ser aplicada ligada ao tema da “Construção do Reino de Deus”, mostrando que ela só poderá ser feita em comunidade;
Quando aplicada num encontro com os pais das crianças e adolescentes que estão fazendo a Catequese, terá como objetivo mostrar que a participação conjunta de pais e catequistas é que poderá levar os catequizandos a viverem plenamente a própria fé, pois a educação na fé só acontece quando a família vive sua fé na comunidade.
Em um encontro formação de de catequistas, poderá ser aplicada para mostrar que o trabalho catequético exige união, colaboração e solidariedade, dando testemunho de vida comunitária.
Material necessário:

Folhas de papel (pode ser jornal, papel de embrulho ou qualquer outro papel;
tesouras;
fita adesiva;
canetôes pretos e coloridos
Execução:

Organizar dois grupos com 13 pessoas em cada um.
Separar os grupos de tal forma que um não veja as instruções que serão passadas ao outro.
Em um dos grupos, cada participante receberá as instruções sobre o que deve fazer individualmente, sendo que cada um receberá por escrito a instrução de fazer moldando ou desenhando e recortando uma parte do corpo humano, sem qualquer outra explicação. Eles não deverão dizer nada a ninguém sobre o que devem fazer e farão o trabalho separados. Esse grupo receberá apenas o papel e um canetão para a realização da tarefa e não poderão pedir nada emprestado.
O outro grupo vai receber as instruções todos juntos, sendo que cada um vai também receber a incumbência de fazer uma parte do corpo humano por escrito, mas sabendo que estarão fazendo as partes de um boneco e que deverão trabalhar juntos, decidindo como farão o boneco, se desenhado ou moldado. Eles receberão papel, canetões pretos e coloridos e tesouras. Mas as partes devem ser feitas por cada um, sem montar o boneco antes da hora em que for pedido.
As partes do corpo que cada grupo deverá fazer são:

cabeça;
orelha direita;
orelha esquerda;
pescoço;
tronco; (não explicar para o grupo que vai trabalhar separadamente que se tra de um boneco)
braço direito;
braço esquerdo;
mão direita;
mão esquerda;
perna direita;
perna esquerda;
pé direito;
pé esquerdo.
Dar 10 a 15 minutos de tempo para que executem a tarefa, confeccionando as partes que foram pedidas a cada grupo. Se o número de participantes for maior que o necessário para a execução das tarefas, pedir aos participantes que não pertencem a nenhum dos grupos que observem o que se passa com cada um dos participantes de cada grupo, mas sem dizer nada nem interferir no trabalho.

Terminado o tempo, pedir que retornem aos seus lugares e então chamar uma a um para apresentar o seu trabalho, montando o boneco primeiro do grupo que trabalhou separado e depois do grupo que trabalhou junto. Os bonecos poderão ser montados em uma parede, preso por fita colante, um ao lado do outro.

Consequências:

O primeiro grupo apresentará um boneco bem estranho, com partes que não são proporcionais e que até mesmo poderá ter o tronco como se fosse uma árvore, pois ao ver apenas a palavra tronco sem nenhuma outra explicação, ele poderá pensar que se trata de um tronco de árvore.
O segundo grupo apresentará um boneco mais uniforme, com partes proporcionais e melhor elaboradas, deixando o boneco com uma boa figura.
Depois que os bonecos estiverem montados, peça às pessoas que observaram para que digam o que perceberam. Depois perguntar a cada um dos grupos o que sentiram ao executar as tarefas e quais as dificuldades que tiveram.

Finalizar perguntando qual a conclusão que tiraram dessa dinâmica. Depois fazer a leitura bíblica de Ato dos Ápóstolos 2,44-47, concluindo com a reflexão desse textos em relação ao tema e objetivo do encontro.

(Fonte)

Um comentário:

  1. Ótima dinâmica, Cris! Vou sugerir que para o encontro com os pais! Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!