Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sacramentais





São coisas (objetos bentos) ou ações ( bênçãos, consagrações) instituídas pela Igreja, com o fim de, produzirem efeitos temporais e, principalmente, espirituais. Têm grande semelhança com os sacramentos: são sinais sensíveis e produzem a graça, e alguns deles têm a mesma matéria água, pão, óleo, etc.

Contudo, são distintos dos sacramentos. Estes foram instituídos por Jesus Cristo e, por Sua própria virtude, produzem a graça santificante.

Os sacramentais, de instituição eclesiástica, em virtude das preces da Igreja, produzem a graça atual, podendo, também, produzir efeitos temporais.

O poder de instituir os sacramentais foi dado à Igreja por Jesus Cristo.

Ele mesmo falou aos Apóstolos: "Em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa" – o que não era uma simples saudação, mas uma verdadeira bênção, que produzia realmente a paz, havendo disposição na pessoa – como se vê na seqüência: "Se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, retornará para vós" (Lc 10, 5-6).

Além disso, deu-lhes claros poderes sobre os demônios e males físicos:

"Reunindo os seus doze apóstolos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para que os expulsassem, e curassem toda doença" (Mt 10, 1)

Os sacramentais podem ser classificados em categorias:

São Pedro, o primeiro Papa, já o experimentara quando advertiu:

"Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, anda ao redor, como um leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé, sabendo que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem as mesmas coisas" (1Pd 5, 8-9).

Bênçãos consecratórias

Sacramentais que, de maneira permanente, consagram pessoas ou coisas ao serviço de Deus, como, por exemplo, a profissão religiosa ou a bênção de sinos, sagrações de igrejas, altares etc.

Bênçãos invocativas

Orações da Igreja, pedindo favores de Deus. Bênçãos dadas não só a pessoas, mas, também, a animais ou coisas (casa, hospital, escola, veículo, remédio, etc.) Orações como o Sinal da Cruz e o Ofício divino.

Objetos Bentos

Medalhas, velas, ramos, cinzas, imagens, etc.

Os sacramentais nada têm a ver com amuletos, "orações fortes", etc. Foram instituídos pela Igreja, pelo poder que lhe deu Jesus Cristo. Por meio deles a Igreja nos ensina a santificar todos os atos da vida cotidiana.

Ao receber uma bênção ou ao usar objetos bentos devemos confiar na bondade de Deus e na oração da Igreja. Esperar o auxilio só dos sinais sensíveis é superstição.

Tanto os sacramentos como os sacramentais têm sua validade independente dos méritos de quem os aplica. Toda a sua força vem de Cristo, a verdadeira fonte de Vida e Santidade.

Pelos sacramentos vivemos na Igreja, unidos a Jesus Cristo. A Mãe Igreja, pelos sacramentos, gera e sustenta seus filhos – e, pelos sacramentais, acompanha-os a cada passo, pondo em tudo a sua marca de eternidade, o sinal de seu amor.

2 comentários:

  1. Menina, que riqueza de post! Adorei e não é a toa que me aproprio dos sacramentais na ajuda de minha vida espiritual! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris Catequista Unida!
    Que é muito bom sempre divulgarmos isso!

    É com o coração apertado que venho lhe pedir sua ajuda para a nossa amiga Catequista Unida Sheila (Semeando Catequese).

    Ela está passando por um grave problema nas córneas e está perdendo a visão aos poucos. Confiamos na Providência Divina, mas também precisamos ajudar no que pudermos. A iniciativa que Jesus me inspirou foi nos mobilizarmos em uma vaquinha... cada um doando 10,00 ou a quantia q desejar já conseguiríamos um valor maior para que ela possa ter os recursos para fazer a cirurgia.
    Você pode contribuir através de boleto bancário ou cartão de crédito.
    http://www.vakinha.com.br/Pagamento.aspx?id=162445 ou clique no banner na lateral do meu blog.
    Tantas vezes gastamos com bobagens... imagina se não podemos dispor de uns reais para uma amiga e evangelizadora que está perdendo a visão, não é mesmo? Por favor, faça a sua doação, repasse o link para seus conhecidos.

    Se você já fez a sua doação, lhe agradeço e peço que continue orando por ela.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!