Seguidores

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Conheça o calendário para o Ano da Fé



Divulgação/ Santa SéO Ano da Fé foi instituído pelo Papa Bento XVI e será realizado de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013
Falta pouco mais de 70 dias para o início do Ano da Fé, que será aberto com uma solene celebração presidida pelo Papa na manhã de quinta-feira, 11 de outubro, na Praça São Pedro. 

O calendário do Ano, que se concluirá em 24 de novembro de 2013, informa alguns eventos que vão ter a presença de Bento XVI, junto a uma série de encontros, conferências e iniciativas que aprofundarão os diversos temas religiosos e culturais relacionados com a celebração. 

2012

6 de outubro, Assis

Na cidade de São Francisco, o Pátio dos Gentios está organizando um encontro para o diálogo entre crentes e não crentes sobre o tema da fé.

7 a 28 de outubro, Cidade do Vaticano

13º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema: Nova evangelização para a transmissão da fé cristã

11 de outubro, Cidade do Vaticano

Na Praça São Pedro, às 10h, Bento XVI preside a abertura solene do Ano da Fé com os padres sinodais e os presidentes das Conferências Episcopais.

A Ação Católica Italiana organiza, das 18h30 às 21h30, uma procissão de velas de Castelo de Santo Angelo à Praça São Pedro em memória do 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II.

12 de outubro, Roma

Sobre o tema “A fé de Dante”, noite cultural e artística na Igreja de Jesus, em Roma, às 21h, organizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura. Será proposto o canto XXIV do Paraíso, que contém a profissão de fé do poeta. 

20 de outubro, Roma

Peregrinação ao monte Gianicolo e vigília missionária, organizada pela Congregação para a Evangelização dos Povos.

21 de outubro, Cidade do Vaticano

Bento XVI preside a canonização dos seis mártires e confessores da fé: Jacques Barthieu, sacerdote jesuíta, mártir missionário em Madagascar (1896); Pietro Calungsod, leigo catequista, mártir nas Filipinas (1672); Giovani Battista Piamarta, sacerdote  testemunha da fé na colônia de leprosos de Molokai (1918); Maria del Monte Carmelo, religiosa na Espanha (1911); Caterina Tekakwitha, leiga indiana convertida à fé católica (1680); Anna Schäffer, leiga Baviera, testemunha do amor de Cristo  a partir do leito de sofrimento (1925).

26 a 30 de outubro, Roma

Congresso da União Mundial dos professores católicos sobre o papel do professor e da família na formação integral dos estudantes, com a participação da Congregação para a Educação Católica, e celebração pelo Ano da Fé.

15 a 17 de novembro, Cidade do Vaticano

27ª Conferência Internacional do Pontifício Conselho para Pastoral da Saúde sobre o tema: “Hospital, lugar de evangelização: missão humana e espiritualidade”

1° de dezembro

Celebração com o Santo Padre das Vésperas do primeiro Advento para as universidades pontifícias em Roma, os seminários eclesiásticos e faculdades e universidades, organizado pela Congregação para a Educação Católica.

20 de dezembro, Roma

Inauguração da mostra sobre o Ano da Fé em Castelo de Santo Angelo. A exposição será até 1º de maio de 2013. 

28 de dezembro, Roma

Abertura do encontro europeu de jovens, organizado pela comunidade de Taizé em colaboração com o Vicariato de Roma. O encontro será concluído em 2 de janeiro de 2013. 

2013 

25 de janeiro, Roma

Celebração ecumênica com a presença de Bento XVI na Basílica de São Paulo fora dos Muros.

A galeria de arte da basílica também será visitada, até 24 de novembro de 2013, a partir da exposição Sanctus Paolus extra moenia et Concilium Oecumenicum Vaticanum II.

2 de fevereiro, Cidade do Vaticano

Celebração presidida por Bento XVI na Basílica de São Pedro em ocasião da Jornada Mundial dos Religiosos e Religiosas 

25 a 26 de fevereiro,  Roma

Congresso internacional sobre o tema “Santos Cirilo e Metódio entre os povos eslavos: 1150 anos do início da Missão”. Os trabalhos terão lugar no dia 25 no Pontifício Instituto Oriental e no dia 26 na Pontifícia Universidade Gregoriana.

24 de março

Bento XVI celebra o Domingo de Ramos, dia tradicionalmente dedicado aos jovens em preparação à Jornada Mundial da Juventude

4 a 6 de abril, Roma

Reunião internacional da Associação Católica Internacional de Ciências da Educação, com a participação da Congregação para a Educação Católica, e celebração pelo Ano da Fé. 

13 de abril, Cidade do Vaticano

Concerto “Oh Meu Filho”, na sala Paolo VI.

15 a 17 de abril

Jornada dos seminários em ocasião do 450º aniversário de sua instituição.

Jornada de estudo, organizada pela Congregação para a Educação Católica, sobre a relevância dos documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica na formação dos candidatos ao sacerdócio e no âmbito da revisão em curso da relação fundamentalis institutionis sacerdotalis.

28 de abril, Cidade do Vaticano

Dia dedicado a todos os rapazes e moças que receberam o sacramento da Confirmação. O Santo Padre vai conferir a Crisma a um pequeno grupo de jovens. 

5 de maio, Cidade do Vaticano

Celebração com o Papa em ocasião do dia das irmandades e da piedade popular.

18 de maio, Cidade do Vaticano

Vigília de Pentecostes celebrada por Bento XVI e dedicada a todos os movimentos, com a peregrinação ao túmulo de São Pedro e invocação ao Espírito Santo.

2 de junho

Solene adoração eucarística presidida pelo Papa. A adoração será realizada simultaneamente em todo o mundo em ocasião da festa de Corpus Christi. 

16 de junho 

Dia da Evangelium vitae com a presença do Papa. O dia será dedicado ao testemunho do Evangelho da vida, em defesa da dignidade da pessoa humana desde o primeiro instante até seu último momento natural. 

22 de junho, Cidade do Vaticano

Grande concerto pelo Ano da Fé na Praça São Pedro.

7 de julho, Cidade do Vaticano

Com a presença do Papa, conclusão na Praça São Pedro da peregrinação dos seminaristas, noviças e noviços.

23 a 28 de julho, Rio de Janeiro

Jornada Mundial da Juventude com Bento XVI.

18 a 19 de setembro

Seminário de estudo, organizado pela Congregação para a Educação Católica, das universidades católicas sobre o valor do Catecismo da Igreja Católica no ensino da teologia nas universidades católicas.

29 de setembro, Cidade do Vaticano

Dia dos catequistas com a presença de Bento XVI. O dia será também a ocasião para recordar o 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica. 

13 de outubro, Cidade do Vaticano

Celebração de um dia mariano com a presença de Bento XVI e de todas as associações marianas. 

24 de novembro, Cidade do Vaticano

O Papa preside a celebração conclusiva do Ano da Fé. 

(FONTE)

Um comentário:

  1. isso é muito importante! Nós devemos estar por dentro do Ano da Fé! Mais uma investida cristã, para melhorar o mundo! Beijinhos!

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!