Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A REBELDIA DO ESPÍRITO SANTO


 " Somos a rebeldia do Espírito Santo. Não há outra explicação para a existência destas figuras chamadas "catequistas".Senão vejamos: o que explicaria que  que tantos homens e mulheres ainda prossigam dando catequese, uma vez por semana, num ambiente onde o que encontram é uma boa parte de crianças e jovens sem nenhum interesse pelas coisas de Deus?O que justificaria que  tantos catequistas ainda insistam com a catequese apesar da ausência e da indiferença de tantos pais?

Somos, de fato, a rebeldia do Espírito Santo.Só isso justifica que continuemos dando catequese quando muitos padres, párocos e vigários alardeiam que a catequese é prioridade e muitos, nem se quer aparecem nas reuniões de catequistas, encontros com os pais e até mesmo nos encontros semanais como nossas crianças e jovens.

É a rebeldia do Espírito Santo que nos move, só pode ser. Se não fosse isso o que justificaria o empenho dos catequistas em muitas comunidades onde se quer existe um curso de formação para que possam saber mais das coisas de Deus e da Igreja?

É esta rebeldia que toma conta dos catequistas e que faz com que eles não se importem com a falta de cadeiras, de classes a até mesmo de um ambiente mais confortável para a realização dos encontros. São inúmeros  catequistas deste imenso país que realizam seus encontros embaixo de árvores, na frente da Igreja, em suas casas e em muitos outros lugares. Qualquer local é um ambiente apropriado, o importante é catequizar com toda a garra e energia possível.O que justificaria que muitas mulheres deixem filhos, maridos e afazeres domésticos, para falar dos projetos de Deus para os filhos dos outros?
O que justificaria que tantos jovens deixem as boates, festas, shoppings, internet,  faculdade, trabalho,  e tantos outros atrativos e compromissos para se dedicarem à tarefa da evangelização?

O que justifica esta loucura que é ser catequista? Somos loucos! O catequista é um louco que acredita nas suas loucuras. Jesus também era chamado de louco. Só a rebeldia do Espírito Santo justifica que aceitemos tamanho desafio.

É muito mais do que simplesmente o Espírito Santo, mas sim, o seu lado rebelde que estimula o catequista a seguir firme na sua missão. É muita coisa que puxa para o outro lado.O que mais nos estimularia a sermos catequistas se não fosse a força da rebeldia do espírito Santo?"

ALBERTO MENEGUZZI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!