Seguidores

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RELIGIÃO FAZ BEM À SAÚDE


Esse livro é fruto desses últimos anos de pesquisa na área de saúde pública. Religião e espiritualidade têm um papel na saúde. Estudos indicam que práticas religiosas podem alterar a química cerebral, como os níveis de serotonina e dopamina, que regulam o humor, a memória e o funcionamento geral do corpo.
 Mas o que acontece no cérebro e no organismo de uma pessoa quando está em oração ou meditação?
 Um grande número de estudos aponta  que /espiritualidade resulta em benefícios para a saúde.
 Neuroimagens permitem identificar, na estrutura do cérebro, as áreas que são envolvidas durante práticas religiosas e pesquisas evidenciam mudanças hormonais nos sistemas imunológico e nervoso autônomo.
 Pelo método científico, pode-se afirmar a religião como provedora de menor incidência de doenças coronarianas, diminuição dos batimentos cardíacos, redução de tensão muscular, da ansiedade, da depressão, da irritabilidade e do estresse, da pressão sanguínea, do aprimoramento da capacidade de aprendizagem da memória, da estabilidade emocional, maior e mais rápida recuperação de cirurgias. Pessoas religiosas tendem a viver mais e com melhor qualidade de vida.


 A religião parece ser um fator psicológico/social de extrema importância à saúde mental e a influencia religiosa, pelo discurso de castidade e fidelidade, pode ser meio de prevenção de DST´s, como HIV/AIDS, além de favorecer a abstenção de comportamentos não saudáveis, como álcool, tabaco e drogas.
 Dos laços sociais de pertença a uma Igreja ou a um grupo, resulta benefícios psicológicos, que podem ser outro fator para uma melhor saúde.
 O estimulo à esperança e ao pensamento positivo, também faz da religião, provedora de ganhos para a saúde.
 Evidenciando diferenças  estatisticamente  significativas, estudo indicou que as pessoas que foram criadas e permaneceram na mesma religião são mais propensas a relatar que estão em melhor saúde.

Espero que esse nosso trabalho possa contribuir, para além da produção científica, como um instrumento de evangelização.

 Pe Milton José Perretti


O livro "Religião faz bem à saúde", de autoria do padre Milton José Perretti, da paróquia São Pedro Apóstolo, de Avaré, foi lançado dia 16/12. Com 216 páginas o material é resultado da tese de mestrado em saúde pública defendida pelo religioso e de estudos científicos com base em autores especializados em medicina alternativa.

O novo título que será distribuído pelas livrarias Saraiva, Paulinas, Submarino e Lojas Americanas, faz uma abordagem a respeito dos benefícios que as práticas religiosas podem proporcionar, aumentando a qualidade de vida das pessoas.

O prefácio foi escrito pelo médico e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin que, além de recomendar a leitura da obra, afirma que "quando o nosso sentimento é tomado por valores nobres, a vida automaticamente ganha força nova. É o caminho do equilíbrio e da saúde que passa a comandar a relação com o próximo e com nós mesmos".

2 comentários:

  1. Fico admirada quando abro seu blog, quanta inspiração, sabedoria e tanta coisa junta meu Deus! Espero poder contar mais ainda com vc este ano que pretendo ser catequista da pré, abraços Shenia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane,conheci seu blog por outra amiga,sou professora, e gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
    A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
    Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
    Será que vc pode me dar uma força?
    Conto com a sua ajuda!
    Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
    Obrigada!Paz e Luz!

    Esse é o link:
    http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!