Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DINÂMICA- EVANGELHO EM PEDAÇOS

Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.

Participantes: 10 a 15 pessoas

Tempo Estimado: 15 minutos

Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.

Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo, entender qual a mensagem da passagem Bíblica. Como você pode trazer essa mensagem que você refletiu para o seu dia-a-dia. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA


1. Leia a Bíblia todos os dias

Eis a principal regra de ouro: ler a Bíblia todos os dias. Sem exceção. Leia quando tiver vontade e quando não tiver também! É como remédio: com ou sem vontade, tomamos, porque é necessário. Com a Bíblia é a mesma coisa. E nos tempos em que vivemos, isso é premente.

Assim como você alimenta o corpo todos os dias, alimente diariamente o seu espírito com a Palavra de Deus. Assim como tomamos banho todos os dias e, quando não podemos fazê-lo de manhã, à noite o corpo pede um banho, assim também se passa com a leitura da Bíblia: se você não conseguir ler durante o dia, sem que você se aperceba, o seu espírito ficará pedindo um banho da Palavra de Deus. Não deixe de dar ao seu espírito o que você dá ao seu corpo!

Tem gente que não consegue dormir sem tomar banho; essas pessoas se viram e se reviram na cama sem dormir. Que eu e você sejamos assim: que não possamos dormir sem o banho da leitura da Palavra de Deus.

2. Tenha uma hora marcada para a Leitura

Para grande parte das pessoas, a melhor hora de ler é de manhã cedinho. Elas se levantam cedo para ler a Bíblia e fazer o seu trabalho com o Diário Espiritual, antes das outras ocupações e do começo do movimento em casa.

Trata-se de um costume maravilhoso. É certamente o que mais rende. Além disso, tem-se a vantagem de iniciar logo cedo, uma super-refeição e começamos o dia com força total.

Há, porém quem tenha dificuldades para fazer isso. São pessoas que, pela manhã, sentem-se pesadas, sonolentas. Parece que a cabeça não funciona. Elas não conseguem se concentrar. E não adianta fazer esforço, pois terminam por gastar tempo para alcançar pouco.

Nada há de estranho nisso. Existem muitas pessoas assim, talvez você seja uma delas. Essas pessoas em geral, rendem mesmo à noite. Apesar do cansaço do dia, à noite sua mente fica desperta, ativa… Se para você o período bom for o noturno, não hesite: trabalhe com a Bíblia à noite.

Fazer isso também tem vantagens: você prolonga a leitura até a hora que quiser e vai dormir com um bom conteúdo na mente. E o seu inconsciente com certeza, vai trabalhar com todo esse material.

Para muitas mães de família, o melhor momento é o meio da tarde, depois de terminar os trabalhos domésticos. Nessa hora, elas estão sossegadas, não havendo barulho nem movimento na casa, o que lhes permite trabalhar com a Bíblia.

O importante é descobrir o melhor período para você. E fazer dele a sua hora marcada, sendo-lhe fiel, sem exceções.

3. Marque a duração da Leitura

Esta é outra regra de ouro: marque a duração da leitura e seja-lhe fiel. Seja sério consigo mesmo. É preferível 10 minutos todos os dias a ser levado pelo entusiasmo de quem começa e não ir em frente.

Muitas pessoas que, de início, exigiram muito de si mesmas, a fim de fazer com seriedade e constância esse trabalho, agora se confessam satisfeitas com o fato de que, passado certo tempo, sentiram um envolvimento e uma motivação tamanhos que a disciplina deixou de ser uma exigência. Do mesmo modo, dado o rigor com o qual encararam esse tempo para a leitura, hoje, percebem que se tornou curto. Elas precisam de mais tempo, o trabalho ficou com gosto de “quero mais”. Pena que nem sempre seja possível.

4. Escolha um bom lugar

Ter o cantinho da gente é muito bom. E não precisamos de nada especial; o que importa é contar com um lugar tranqüilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Faz bem, ir todos os dias para o nosso cantinho e nele fazer o nosso trabalho com a Bíblia.

Lembre-se, todavia, que o lugar é uma coisa secundária: ele é apenas um meio para trabalharmos melhor e com maior resultado. Importante mesmo é, em qualquer lugar, em qualquer circunstância, realizar com dedicação a nossa tarefa.

5. Leia com lápis ou caneta na mão

Não se trata de simplesmente ler; devemos fazer uma leitura ativa. Um meio simples, mas eficaz é ler com lápis ou caneta na mão. Sublinhe as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que lhe falaram e que o tocaram de modo especial. É até bom ter uma caneta de quatro cores e usar ora uma ora outra. Isso ajuda: ponha trechos em destaque, diferencie.

Utilize sinais que tenham sentido para você, faça anotações, não tenha medo de riscar a sua Bíblia. Ela é um instrumento de trabalho. Você vai ficar com a Bíblia bem marcada; vai ser fácil você se lembrar das passagens e encontrá-las quando procurar. Além disso, facilita a concentração na leitura, o entendimento da mensagem e a impressão do que é lido na mente e no coração.

6. Faça tudo em espírito de oração

Você não está apenas lendo a Bíblia, você está buscando um encontro com a Palavra de Deus. Está à procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Deus, que fala a você.

Trata-se de um diálogo: você escuta, você acolhe, você se toca, se sensibiliza, responde. É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam mutuamente. Muitos experimentaram essa relação. Experimente você também.

O principal interesse de Deus não é tanto fazer você escutar, mas falar com você. Ele deseja instruir você, quer conduzi-lo ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja atento, fique alerta; mantenha-se numa atitude de expectativa. Deus tem algo de bem pessoal e concreto para lhe dizer!

Pe Jonas Abib

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A BÍBLIA


Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seus pais que, sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo: Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, eu darei um carro de presente.
Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau.


O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou fora aprovado para o curso de Medicina e como havia prometido, pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel.


Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado do pacote. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse. A partir daquele dia, o silêncio e a distância separavam pai e filho. O jovem se sentia traído, e agora, lutava por ser independente... Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava notícias a família.


O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. Faleceu.


No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a Bíblia que tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixada para trás. De volta a sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque.


A carta dizia: - Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você, escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer de recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência.


Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto. Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há também "um cheque" escondido em todas as adversidades da vida.

Autor desconhecido

POSTAGEM COLETIVA


Já somos 58 e temos mais 3 em processo de adesão.
Como sabem o meu objetivo é a união... seremos mais fortes... para honra e glória de Jesus!

Lembrem-se das regrinhas... no fim de semana eu visitei TODOS os blogs e, vejam o que percebi:

*Reparei que alguns não estão seguindo todos da lista.
* Reparei que alguns estão sem o nosso banner de divulgação na lateral.Veja aqui como fazer.
* Reparei que alguns não repassaram o selinho para mais 5 blogs no momento da adesão ao Grupo. Veja aqui como fazer.
* Reparei que alguns tem postagens com citações bíblicas escrita da maneira evangélica.
*Reparei que alguns tem como fundo musical música evangélica.

Fica a sugestão sobre os comentários... quando precisamos visitar todos, atrasa muito digitar letrinhas de confirmação. Falei sobre isso aqui.

Vamos rever esses itens e acertar? Todos somos iguais e devemos ter a mesma consideração com todos.

PEDIDO ESPECIAL: O blog de Catequese da CNBB está nos divulgando...  é uma GRAÇA, vocês tem noção, né?!... (Aqui na minha paróquia eu faço a maior festa e todos se alegram conosco)  A CNBB está mostrando nossa carinha nesse mundão virtual que é de Deus também... quem ainda não está seguindo, corra lá e comece a seguir... assim ficará por dentro das atualizações.  
Desde ontem aquelas frases que deixaram na minha promoção "Eu me encanto com Jesus quando..." está sendo abertura do blog... uma por dia! ontem foi a minha... ninguém viu... ninguém comentou...rsrsrs (traumatizei...rsrs)  Hoje é a Clécia... amanhã pode ser você.
Me ajudem a divulgar... até sábado! Domingo farei visita a todos novamente, amém?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ENCERRAMENTO DO MÊS VOCACIONAL

ONTEM ENCERRAMOS O MÊS DAS VOCAÇÕES , LEMBRANDO , TODAS AS VOCAÇÕES COMEMORADAS EM CADA SEMANA DO MÊS DE AGOSTO. FIZEMOS A ENTRADA COM NOSSAS CRIANÇAS VESTIDAS Á CARÁTER, SIMBOLIZANDO CADA VOCAÇÃO: SACERDOTAL, FAMILIAR, RELIGIOSA E LEIGA.









NÃO INVENTE


Ninguém pode dar o que não tem.
Por isso, ofereça apenas o seu melhor,
e dos outros espere apenas o que é real,
o que eles podem oferecer de fato.

E por favor, não sofra por antecipação,
se parece que vai chover, espere a chuva começar,
pois antes disso, o sol pode surgir do nada,
pois ele estava lá, apenas encoberto pelas nuvens.

Assim é o sol da sua vida,
ele brilha, ele está aquecendo, ele está lá,
talvez você não esteja enxergando-o
por causa das nuvens escuras e pesadas,
que de vez em quando a vida atrai
Mas, o vento da persistência
vai se encarregar de soprar para bem longe,
e o sol vai brilhar ainda mais forte,
e iluminar esse caminho pleno e rico,
que é a sua história.

Não tenha medo de assumir a direção da sua vida!

sábado, 27 de agosto de 2011

ORAÇÃO DO CATEQUISTA III


Senhor,

“Tu me seduziste e eu me deixei seduzir!” (Jer 20, 7)

Tu me conheces, me amas desde sempre!

Tu me chamaste e me prendeste a Ti!

Eis-me aqui, agora, todo para Ti.

Para me dar à vocação que me confiaste,

de anunciar a tua Palavra ao mundo.

Eis-me aqui para Te amar…

só para Te amar…

Para Te acolher, acolhendo a tua Palavra.

A Palavra que és Tu,

Verbo encarnado,

Deus vivo e verdadeiro,

plenamente revelado ao homem em Jesus Cristo.

Eis-me aqui para Te reafirmar o meu sim.

Para Te servir.

Para viver em Ti e só por Ti

Para Te acolher e Te testemunhar.

Para Te acolher e ajudar os outros a acolher-Te.

Para, como Maria, Te afirmar com fé e alegria:

“Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38)

HOMENAGEM DO JARDIM DA FÉ A TODOS OS CATEQUISTAS UNIDOS


Ser catequista

Ser catequista é anunciar ao mundo
a verdadeira vida e, na humildade
daquele que é apenas comunicador,
mensageiro, abrir o coração à escuta, detectando,
na confusão de todas as vozes,
o gemido da dor e o pulsar da vida.

Ser catequista é semear a esperança
com gestos e palavras
e levar a todas as pessoas
a mensagem salvadora do amor.

Catequista, apóstola(o), dedicação, partilha:
à medida que cresce, mais se doa.

A(o) catequista continua no mundo a missão de Maria,
fazendo o bem a todas as pessoas
e doando o maior de todos os dons:
ser filhas(os) de Deus.

PARABÉNS A TODAS(OS) CATEQUISTAS

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

HOMENAGENS CARINHOSAS DE CATEQUISTAS ESPECIAIS

ESTE PRESENTINHO VEIO DA CATEQUISTA TEREZA DINIZ DO BLOG CATEQUESE CASA FORTE ,E DA LURDES DO BLOG CATEQUISTA DECCA. QUERO DIVIDÍ-LOS COM TODAS AS CATEQUISTAS QUE PASSEIAM POR ESTE JARDIM TODOS OS DIAS.




ORAÇÃO DO CATEQUISTA II


Senhor,
como os discípulos de Emaús, somos peregrinos.
Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese
caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras,
testemunhas de fé, de esperança e caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-Te
nas situações em que a vida está ameaçada.
Aquece nosso coração,
para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra,
fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão,
alimento para a caminhada.
Permanece conosco!
Faze de nós discípulos missionários,
a exemplo de Maria, a discípula fiel,
sendo testemunhas da tua Ressurreição.
Tu que és o Caminho para o Pai. Amém!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ORAÇÃO DO CATEQUISTA


Chamaste-me, Senhor, nesta etapa da história,

Para continuar a tarefa de anunciar o Reino que

Começou com o Teu filho Jesus.

Como os profetas, quero gritar:

Senhor, não sou mais uma criança que não sabe falar…

Como Maria, quero rezar:

Aqui estou.Faça-se segundo a Tua vontade.

Tu,  Senhor, conheces toda a minha vida:

As minhas dúvidas e fragilidades, os meus passos

Vacilantes e a minha confiança em Ti.

Não posso ter pretensões…

Apenas quero que a minha vida esteja a serviço do Evangelho,

para que Teu Nome seja conhecido e louvado por todos.

Senhor, põe calor nas minhas palavras, coerência em toda

A minha vida,  para queos meus gestos e palavras

Interroguem a quem procura, destruam os corações empredecidos,

Animeos passos de quem vacila, deêm vida à comunidade.

Mantém-me numa atitude de escuta e de diálogo Contigo,

Para que sejas  Tu a fonte primeirade minha sabedoria e

Experiência de Fé.

Amém.

SOU CATEQUISTA

 Quando Jesus se sentava entre os amigos e os discípulos e lhes falava de Deus...Quando se esquecia das horas passadas felizes debaixo da sombra das árvores para revelar a Boa Nova a todos, quando abria seu coração para ensinar a rezar, a cuidar da vida, a ser bom, a buscar a verdade e a justiça, a chamar Deus de Pai, Paizinho, Jesus era catequista.
Quando Maria, lá na sua casa de Nazaré, colocava Jesus menino em seus joelhos e lhe falava de Deus e lhe explicava a história do povo de Israel, quando juntos rezavam os salmos, quando ela abria seu coração e louvava ao Senhor, cantando como os anjos do céu, Maria era catequista.Quando Ana, mãe de Maria, chamava a filha junto de si e lhe falava das promessas de Deus, quando lhe lembrava as profecias que anunciavam o Messias, quando rezavam juntas para que o Salvador viesse logo, Ana era catequista.E a história vai longe no tempo passado e irá mais longe no tempo futuro, porque ser catequista é uma alegria muito grande, porque é transmitir a preciosíssima herança da fé, o bem mais importante que uma família pode legar a seus filhos, que uma comunidade pode dar a seus irmãos.

Porque ser catequista é aceitar um dom de pura doação e felicidade, visto que só é possível falar da abundância do coração. Porque ser catequista é assumir também o testemunho de vida, visto que a palavra ensinada precisa ter o eco dos gestos e dos sentimentos, e dos atos e do olhar.

Porque ser catequista é ser sempre discípulo e um pouco mestre, sempre disponível e missionário.Mas a maior alegria de ser catequista é viver se sentindo como que junto a Jesus, debaixo das árvores, ouvindo-o falar de Deus. Naquelas horas de encontro, de partilha e pura felicidade, parece que Maria nos toma em seu colo de Mãe e os anjos se aproximam para louvar ao Senhor.

Porque a catequese pode ser como que um pedacinho de Paraíso, espaço e tempo de busca e encontro de Deus.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TEATRO PARA O DIA DO CATEQUISTA


(Entram Joca e Clarinha)
JOCA – Oi pessoal.
CLARINHA – Oi pessoal.
JOCA – Oi Clarinha.
CLARINHA – Oi Joca.
JOCA – Eu gosto das coisas que Jesus nos ensina, viu Clarinha?
CLARINHA – Eu também, Joca. E Jesus ensinou que o Reino de Deus é como uma porta. Muitos tentarão entrar pela porta.
JOCA – Mas poucos vão conseguir.
CLARINHA – Porque só vai entrar no Reino de Deus quem for bom de coração.
JOCA – Quem é bom aqui levante a mão! Mais alto! Levante a mão!
CLARINHA – Isso mesmo! Para entrar no Reino de Deus tem que ser bom, estar sempre no Caminho do Bem.
JOCA – E estar sempre no Caminho do Bem não é muito fácil, né Clarinha?
CLARINHA – Você tem razão. As vezes a gente está no Caminho do Bem, dá uma escorregada...
JOCA -... Um furo...
CLARINHA -... E zupt! Olhamos nós fora do Caminho do Bem aí!
JOCA – É não pode. Tem que ficar sempre atento!
CLARINHA – Sempre no Caminho do Bem.
JOCA – Se comportar com a mamãe e o papai...
CLARINHA -... obedecer os professores e procurar sempre obedecer o que Jesus nos ensinou.
JOCA – E Jesus nos ensinou tanta coisa bonita, né Clarinha?
CLARINHA – É sim, Joca. Jesus nos ensinou como entrar no Reino de Deus.
JOCA – Eu quero entrar no Reino de Deus. Mas como é que eu vou saber tudo que Jesus nos ensinou.
CLARINHA – Há muitas formas, Joca. Você precisa ler a Bíblia, prestar atenção no que os pais ensinam, prestar atenção no que o padre fala e não faltar nas aulas de catequese. Falar nisso, eu não te vi ontem na catequese.
JOCA – (sem jeito) É que... ontem eu... (fala baixinho) hum
CLARINHA – O que?
JOCA – (fala baixinho) hum, hum, hum.
CLARINHA – Não entendi nada, Joca.
JOCA – (meio baixo) Eu fiquei vendo televisão.
CLARINHA – Como é que é?
JOCA – (com vergonha) Eu fiquei vendo televisão.
CLARINHA – Ô Joca, viu? Faltar na aula de catequese não pode.
JOCA – Desculpe aí, dona (ou tia) _______ (diz o nome de uma das catequistas).
CLARINHA – Na catequese você aprende muita coisa sobre o Reino de Deus. Não pode faltar não.
JOCA – Puxa! Que mancada!
CLARINHA – As catequistas e os catequistas explicam os ensinamentos de Jesus, falam sobre Deus, falam sobre a Bíblia... As catequistas nos ensinam a andar no Caminho de Jesus.
JOCA – Que legal!
CLARINHA – Os catequistas são pessoas chamadas por Jesus para nos ensinar sobre a Palavra de Deus. É na catequese nós começamos a conhecer melhor Jesus. Os pais também podem ajudar muito na catequese de seus filhos.
JOCA – E eu sei uma coisa que você não sabe.
CLARINHA – O que?
JOCA – Hoje é dia do catequista!
CLARINHA – É mesmo!
JOCA – Então eu vou convidar todos os catequistas pra virem aqui na frente. (chamar pelo nome)
CLARINHA – Agora vamos todos cantar um parabéns pra você bem bonito para todos os catequistas da nossa igreja.

TESTE: VOCÊ É UM BOM CATEQUISTA?


Some 5 pontos para cada resposta "Sim", o "Não" igual a zero

1. Você reza diariamente pelas crianças/jovens de sua turma?
Sim Não

2. Você e fiel, sempre presente, quer chova, quer faca sol?
Sim Não

3. Você chega antes da hora de começar o Encontro ficando a disposição das crianças/jovens para conversar com elas (eles) ou ouvir seus problemas?
Sim Não

4. Você lê de antemão pelo menos um esboço do seu Encontro para saber o conteúdo do ensino de sua turma?
Sim Não

5. Você pode expressar numa frase o propósito do ensino de cada Encontro?
Sim Não

6. Você tem procurado guiar suas crianças/jovens a Cristo como o Salvador, Amigo e Senhor?
Sim Não

7. Suas crianças/jovens entendem que o Encontro vem da Bíblia e não apenas de uma revista?
Sim Não

8. Você usa um vocabulário que suas crianças/jovens entendem facilmente?
Sim Não

9. Você faz perguntas e encoraja as crianças/jovens a comentarem o assunto do Encontro?
Sim Não

10. Você começa o preparo do Encontro pelo menos 5 dias antes do dia do mesmo?
Sim Não

11. Se acontecer alguma coisa engraçada durante o Encontro, você ri com os demais, e depois, aproveita o acontecido para voltar ao assunto?
Sim Não

12. Você sabe controlar uma criança faladora, que conversa muito, sem que ela se ofenda?
Sim Não

13. Você conhece o passatempo predileto e os problemas de todas as suas crianças?
Sim Não

14. Você visita o lar de cada criança/jovem pelo menos uma vez por ano, e visita imediatamente o lar de qualquer uma que falte duas vezes seguida?
Sim Não

15. Em preparação para o Encontro, você localiza num mapa bíblico qualquer detalhe geográfico referente ao tema?
Sim Não

16. Você lê artigos e livros que tratam de educação crista, e assiste de vez em quando, cursos ou seminários sobre assuntos referentes ao ensino?
Sim Não

17. Você varia seu método de ensino, a fim de que os catequizandos permaneçam alerta, esperando o que vira em seguida?
Sim Não

18. Sua vida crista e pura e exemplar, no sentido de você não praticar atos que teria vergonha de contar as crianças?
Sim Não

19. Você analisa seu trabalho, depois de cada Encontro, notando a reação das crianças, erros que você tenha cometido, e os bons resultados que conseguiu?
Sim Não

20. Numa hora de desanimo, quando esta a ponto de querer desistir do trabalho, você vai logo a presença do Senhor, permitindo que Ele o encoraje e fortaleça?
Sim Não

- 80 a 100 pontos - Parabéns! Não ha melhor catequista do que você.
- 60 a 80 pontos - Você esta fazendo um bom trabalho
- 50 a 60 pontos - Ha necessidade de melhorar seu ensino
- abaixo de 50 - examine-se diante do Senhor: "Estou fazendo o melhor para Cristo?”

NUNCA TE IMAGINES...


Nunca te imagines sem esperança.
Para todas as portas trancadas existem chaves.
Não há problemas sem solução.
No tempo, todos os impasses se resolvem.
Às vezes, no fundo do abismo escuro é que se pode ver as estrelas.
Não te entregues ao desespero.
Existem dificuldades que acabam sendo equacionadas por si mesmas.
Se te encontras diante de uma encruzilhada e não sabes que direção tomar, espera mais um pouco.
A precipitação é má conselheira.
Para que certos nós se desfaçam, não adianta a tesoura, que corta e dilacera.
Onde a atitude rápida se mostra ineficiente, a paciência é a opção mais sensata.
A lição só termina quando cumpre o papel de ensinar.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SER CATEQUISTA É...


Viver com inquietude a Santidade de Cristo Jesus
que ascende nossa caminhada em cada encontro,
vivenciando o amor pleno na
ação catequética e evangelizadora,
que nos torna mais próximo do Pai Celestial.

Ser catequista é...
Ser como Moisés,
que conduz seu povo em busca
da Terra prometida,
tirando da opressão,
libertando para um vida nova.

Ser catequista é...
É acreditar na boa nova,
e assim como Isaias,
anunciar um novo céu e uma nova Terra,
onde seremos um só povo
a anunciar e viver a liberdade.

Ser catequista é...
Ficar grávido do Verbo Divino,
assim como Maria, mãe catequética,
que na presença de Isabel, cheia do Espírito Santo,
canta glorificando o Pai
e anuncia a opção pelos pobres,

Ser catequista é...
Caminhar com Jesus e
assim como os discípulos de Emaús,
sentir o coração em brasa
com suas palavras e
reconhecê-lo na partilha do pão.

Ser catequista é...

Experimentar Jesus e
assim como Paulo dizer:
“não sou eu que vivo,
mas Cristo que vive em mim,
fazendo novas todas as coisas”.

Ser catequista é...
acolher com alegria e esperança, o Cristo Ressuscitado,
renascendo e indo ao encontro do povo ,
dizendo o SIM profético, aberto ao Mistério Divino,
para dar ao mundo testemunho de coerência
e santidade de vida em tudo, amando e servindo.
Assim Seja!
Amém

Joel Duarte Benísio

MUITA CALMA NESSA HORA!


A sua irritação não resolverá problema algum.
As suas contrariedades não alterarão a natureza das coisas.
Os desapontamentos não farão o trabalho que só o tempo poderá fazer.
O seu mau humor não modificará a vida.
A sua dor não impedirá que o sol brilhe sobre os bons e os maus.
A sua tristeza não iluminará os caminhos.
O seu desânimo não ajudará a ninguém.
As suas reclamações, mesmo efetivas, não acrescentarão nada a sua vida e nenhuma simpatia das pessoas por você.
Aprenda com sabedoria a desculpar infinitamente, contruindo e reconstruindo para o seu crescimento.
Seja Luz e não escuridão.
Aproveite o recomeço, o novo dia, e faça disso um início novo pra você.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SÓ POR HOJE...


Só por hoje…
…serei feliz…Expulsarei de meu espírito qualquer pensamento triste e me sentirei mais alegre que nunca. Hoje agradecerei a Deus a alegria e a felicidade que me proporciona.
Só por hoje…
…tratarei de me adaptar a vida. Aceitarei o mundo como é e procurarei me encaixar nele. Se suceder-me algo desagradável, não me mortificarei, não lamentarei, agradecerei pelo ocorrido, pois dessa maneira minha vontade e meu desejo de ser feliz terão sido postos à prova. Hoje serei dono de minhas atitudes, de meus sentimentos, de meus impulsos. Para triunfar, preciso de autodomínio.
Só por hoje…
…trabalharei alegremente, com entusiasmo e paixão. Executarei
minhas tarefas com alegria, constatarei que sou capaz de trabalhar dessa maneira, comprovarei meus pequenos triunfos. Não pensarei em fracassos.
Só por hoje…
…serei agradável e não criticarei ninguém. Se começar a criticar, trocarei a censura por elogios. Toda pessoa tem defeitos, porém vou concentrar minha atenção nas virtudes. Hoje evitarei as conversas desagradáveis.
Só por hoje…
…eliminarei duas pragas: a pressa e a indecisão. Hoje viverei com calma, com paciência, pois a pressa é inimiga de uma vida feliz. Não permitirei que nem a pressa nem a impaciência me aflijam.
Só por hoje…
…terei confiança em mim mesmo e enfrentarei todos os problemas com decisão e coragem; não deixarei nenhum para amanhã.
Não terei medo e agirei com coragem, pois o futuro me pertence. Hoje terei confiança em minha capacidade para a luta e o trabalho.
Só por hoje…
…não invejarei os que têm mais dinheiro, beleza ou saúde que eu. Contarei meus bens, e não meus males.
Só por hoje…
…tratarei de resolver os problemas de hoje; o futuro é resolvido por si mesmo. O destino pertence aos que lutam; hoje terei uma tarefa a realizar. Se ainda me restar algo a ser feito, não me desesperarei.
Só por hoje…
…não pensarei no passado nem guardarei rancor de ninguém: praticarei a lei do perdão. Assumirei minhas responsabilidades e não transferirei a culpa de meus problemas para outras pessoas. Hoje comprovarei que Deus me ama e me presenteia com seu amor.
Só por hoje…
…farei o bem a alguém. Procurarei uma pessoa para fazê-lo, sem que o descubra; serei cortês e generoso, pagarei o mal com o bem.
Ao anoitecer, comprovarei que Deus me premiou com um dia repleto de felicidade.
De manhã, farei outro dia como o de hoje.

sábado, 20 de agosto de 2011

PESSOAL, EU GANHEEEEEIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!

 

EU GANHEI UM PRESENTE ESPECIAL DA CLÁUDIA DO BLOG CATEQUESE NA NET .
É, ACHO QUE, NESTE CASO, NEM SEMPRE OS PRIMEIROS SERÃO OS ÚLTIMOS!

CLÁUDIA, MUITO OBRIGADA, QUE DEUS ABENÇÕE VOCÊ E ESTE CANTINHO MARAVILHOSO E CRIATIVO QUE É SEU BLOG.

SEJA FELIZ ...


Hoje…

Se chover, seja feliz com a chuva

que molha os campos,

varre as ruas e limpa o ar.

Se fizer sol, aproveite o calor.

Se houver flores em seu jardim,

aproveite o perfume.

Se tudo estiver seco, aproveite para

colocar as mãos na terra, plantar sementes

e aguardar a floração.

Hoje não arrume desculpas.

Seja feliz de qualquer jeito.

Lembre-se de que a única fonte de

felicidade está dentro de nós e deve ser

repartida.

Repartir nossas alegrias é como espalhar

perfume sobre os outros,

sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ANTÍDOTOS


Contra um mau pensamento, uma dúzia de bons desejos.
Contra a inveja, mais trabalho.
Contra a crise, criatividade.
Contra o desânimo, perseverança.
Contra o ódio, mais amor.
Contra a incerteza, uma decisão.
contra o descrédito, firmeza.
Contra a doença, repouso e cuidados.
Contra a infidelidade, serenidade.
Contra as dívidas, planejamento.
Contra o passado, visões do futuro.
Contra a solidão, solidariedade.
Contra a fome, misericórdia.
Contra tudo, a fé absoluta.
Contra você, nem pensar!

Seja a favor dos ventos, dá menos trabalho!
A favor da vida, a favor dos amigos,
a favor da família, a favor da unidade,
a favor dos bons motivos, a favor do bem.

Assim, a vida, que ouve atentamente nossos desejos,
responde com o florescimento dos frutos que você plantou.
Nada mais, nem menos, do que o florescer das suas sementes.

Se você plantar boas coisas, vai ter uma excelente colheita.
Se plantou sementes com problemas, vai colher frutos doentes.
Contra o dia de ontem, o dia de hoje.

Tudo pode recomeçar, tudo pode ser feito de novo,
sem os defeitos do ontem, com a esperança do amanhã,
que com certeza, será um lindo dia,
cheio de paz e harmonia.

“Porque do Sol, você é o calor,
da chuva, o alimento que irriga a terra,
de Deus, a esperança de dias melhores.”

Voe!
Voe alto, o destino é você quem faz.
Escolha certo e conquiste!

Paulo Roberto GaefKe

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VAMOS COMEMORAR COM ELES!!!


O JONATHAN (BLOG JONATHAN CRUZ) ESTÁ COMEMORANDO 20.000 VISITAS, E ESTÁ NOS PRESENTEANDO COM ESTE CARINHO.


E A SHEILA ( SEMEANDO CATEQUESE) ESTÁ COMEMORANDO SUAS MAIS DE 400.000 VISITINHAS, E TAMBÉM ESTÁ NOS DEDICANDO ESTE CARINHO

LAR, UM LUGAR PARA VOLTAR


Você já se deu conta da importância do seu lar? Não me refiro ao valor financeiro da sua casa, mas da importância do aconchego do lar.
Na correria do nosso dia-a-dia, muitos de nós não pensamos no que significa ter um lar para voltar ao final de um dia de trabalho intenso e cansativo.
O lar é um elemento indispensável como base para uma carreira de sucesso. Não importa o tamanho da construção nem o material de que é feito, mas importa que seja um verdadeiro ninho de amor, afeto e amizade.
Pode ser uma mansão ou uma tapera... Um bangalô, ou um barraco singelo...
Pode faltar o pão, mas não deve faltar o abraço de ternura de uma mãe dedicada...
Pode faltar uma cama confortável, mas não deve faltar os braços fortes de um pai que ampara e orienta...
Pode faltar o luxo, mas não deve faltar o toque delicado de uma mãe caprichosa.
Pode faltar muita coisa, mas não pode faltar o diálogo amigo que estreita os laços e se faz ponte de entendimento em todas as situações.
A casa pode ser frágil e não oferecer resistência contra a chuva fria, mas o lar deve ser bastante resistente para suportar as investidas do inimigo; mas não oferecer resistência às mãos de DEUS...
A construção pode balançar com os açoites dos ventos impiedosos, mas o lar deve se manter firme mesmo diante das investidas mais ásperas da indignidade e da desonra.
Se você nunca havia pensado nisso, pense agora.
À noitinha, enquanto o sol se despede do dia e o manto escuro da noite se estende sobre a cidade, e você, vencido pelo cansaço, avistar seu lar de portas abertas e um familiar de braços abertos para dizer "Olá! Como foi seu dia?", você perceberá como é importante poder voltar para casa.
Com chuva ou com sol, lá está o nosso lar para nos acolher e nos dar abrigo.
Por essa razão, valorizemos esse refúgio seguro no qual passamos a maior parte de nossas vidas, valorizando também aqueles que compartilham conosco desse pequeno oásis e fazendo com que ele possa ser um verdadeiro porto seguro, assim como DEUS o é para nós.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FAMÍLIA PARA COLORIR








A FAMÍLIA


Deus poderia ter escolhido outras maneiras para que Jesus viesse ao mundo. Mas Ele, na sua infinita sabedoria, escolheu a maneira mais simples: através de uma família.

A família é, no propósito de Deus, uma bênção. Quando a criação estava terminada, Ele ainda achou que faltava alguma coisa. E, olhando para Adão, disse: "Não é bom que o homem esteja só." Assim criou Deus a mulher e a uniu ao homem.

Desde então, a primeira célula da sociedade estava colocada.

Mas, infelizmente, as pessoas se esqueceram dos verdadeiros princípios para se ter uma vida de família feliz. Eu costumo dizer, e penso, que todos os ensinamentos básicos para uma vida equilibrada estão dentro da Bíblia. E aqui ainda, vemos que Deus disse com sabedoria ainda não compreendida por muitos: "E deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher." Quando ele disse "deixará" queria dizer para o homem desligar-se, separar-se e criar uma nova família. Embora uma célula gere a outra, todas são independentes. Assim deve ser.

E os casais não têm feito isso. As pessoas se casam, se unem, e continuam ligadas ao cordão umbilical familial. O que deveria ser bênção torna-se então fardo, pois os casais não possuem independência necessária para viverem a própria vida, assumirem as próprias responsabilidades. Os filhos são educados muitas vezes com forte influência dos avós e todo mundo acha isso muito natural. Mas os avós têm na verdade outro papel nessa mesma história, o de educar filhos eles já cumpriram. Em francês diz-se que "os pais são para educar e os avós para mimar." Geralmente o contrário tem acontecido.

Muitos casamentos se desfazem por causa dessas coisas. O homem considera que sua família (seus pais e irmãos) são mais importantes e por seu lado a mulher faz o mesmo. E eles se esquecem que, sozinhos, formam uma família à parte. E isso sempre gera conflitos.

Como é gostoso ter uma família! E se reunir para Natal, Páscoa e aniversários. Se apoiar nos momentos de dor e se alegrar nas horas felizes. Mas que cada família respeite a individualidade da outra. Que cada uma tenha uma existência independente. Ouvir conselhos dos pais é bom, mas deixá-los decidir não é saudável.

Um casamento é o nascimento de uma nova família. Cheia de incertezas pela frente, com muito para aprender, mas respirando sozinha. Enquanto as pessoas não compreenderem isso, teremos uma sociedade doente.

Só existe um meio, uma cura: o amor! Dos pais, para darem liberdade suficiente às famílias nascentes e dos casais, para que aprendam a caminhar sozinhos.

A base no fundo é sempre uma coisa: o amor!

 Letícia Thompson

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CONSAGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS Á NOSSA SENHORA APARECIDA


QUERIDA MÃE, MARIA, A SENHORA TEM ESPALHADO MUITAS GRAÇAS SOBRE AS FAMÍLIAS DE NOSSO BRASIL.
NESTE DIA, QUEREMOS CONSAGRAR-LHE TODAS AS NOSSAS FAMÍLIAS: CONSAGRAMOS TODAS AS MÃES PARA QUE SEJAM MAIS PARECIDAS COM A SENHORA NA FÉ, NA PERSEVERANÇA E NO AMOR.
CONSAGRAMOS TODOS OS PAIS PARA QUE SEJAM PARECIDOS COM SEU ESPOSO JOSÉ, HOMEM JUSTO E FIEL.
CONSAGRAMOS TODOS OS FILHOS E FILHAS, PARA QUE SEJAM SEMPRE MAIS PARECIDOS COM SEU FILHO, JESUS DE NAZARÉ, E POSSAM CRESCER EM SABEDORIA E GRAÇA, DIANTE DE DEUS E DAS PESSOAS.
CONSAGRAMOS TODA NOSSA GRANDE FAMÍLIA, A COMUNIDADE PAROQUIAL, PARA QUE SIRVA SEMPRE COM A MESMA ALEGRIA E DEDICAÇÃO COM QUE SERVIU A SUA PRIMA ISABEL.
ENFIM, NOS ENTREGAMOS INTEIRAMENTE Á SUA PROTEÇÃO PARA QUE, A EXEMPLO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS DE JESUS, POSSAMOS CONTINUAR LEVANDO A BOA NOVA A TODOS OS IRMÃOS E IRMÃS QUE AINDA NÃO PARTICIPAM DE NOSSA COMUNIDADE.
SALVE RAINHA.....

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA “FAMÍLIA PESSOA E SOCIEDADE“


A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família” 2011. O tema deste ano é: “Família, Pessoa e Sociedade”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 14 de 20 de agosto.
A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicada anualmente. Atualmente está em sua 15ª edição com uma tiragem de 210.000 mil exemplares.
“A família vem enfrentando grandes desafios, inquietações e ataques de quem deveria defendê-la. Convocamos a sociedade a debater este ano sobre este tema” disse o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Luiz Antonio Bento. A publicação traz sugestões de celebrações e reflexões sobre o dia das Mães, dia dos Pais, dia do Catequista, dia do Nascituro, além de 10 encontros a serem realizados pelas famílias, entre outras.
“A família é um valor insubstituível para a sociedade. Investir na família é investir na sociedade”, concluiu padre Bento.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quiido Papai do Céu


Pu favoi, põe bastante zuízo nas zentes gandes.
Ensina eles a respeitá os bicinhos,
as forzinhas, as matas, os rios, as paias, o mar e todo o ar do céu,
pa zente num picisá inalação nem inzeção qui cura dodói e faz oto dodói.

Ensina eles a num bigá, num fazê tanta cara feia, num zogá tanta bomba,
num dessá tanta zente sem casinha, sem papai, sem mamãe, sem papinha.

Ensina eles, Papai do Céu, a ficar bem quetinhos no seu colinho,
qui cura tudo lá dento du coração,
aí eles vão ficá bem milor, bem mais bunitinhos!
I a zente vai podê tê futuio nessa Terra linda que cê deu pá nóis !
Tem pacênça, Papai do Céu, eles apende !

Muito bigado, Amém, um bezo de todas as quianças.

sábado, 13 de agosto de 2011

ORAÇÃO PARA OS PAIS...

Ave Maria, de todas as graças
Que conhece minha vida e minhas lágrimas,
Que cobre a nós, com seu divino manto,
Que nos acalma e alivia,
Na hora da dor e do pranto...
Pelo Amor em Deus, ao filho e ao Espírito Santo...
Abençoa com Luz, estes homens:
- O que faz sucesso... é bem sucedido...
- O que anda pelas ruas e se sente perdido...
- O que vive em asilo ou no presídio...
- O que está pelos bares, ou atrás das grades...
- O que amamos muito e lamentamos tantas brigas...
- O que tanto deseja viver em paz...
- O que não esconde lágrimas e nem economiza sorrisos...
- O que está na luta do dia-a-dia...
Mas jamais esquece que o amor é o caminho...
E seja ele:
Pobre ou Rico, Fraco ou Forte,
Velho ou Jovem...
Esteja entre nós, ou tenha partido...
A todos agradecemos,
Orando com muito carinho,
Te agradeço,
Meu querido e bondoso PAI!
Obrigado, Senhor! Graças a Deus!
Assim Seja, Amém!
Feliz dia dos pais!!

(Gérson Alves)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SENHOR, ABENÇOA TODOS OS PAIS...


Senhor ! Abençoa todos aqueles
que têm a difícil tarefa de educar os filhos.
Dá-lhes coragem, compreensão e sabedoria.
Dá-lhes alegria e fé para que possam ser
aqueles amigos que a juventude espera;
Capazes de ouvir seus anseios sem recriminações;
Capazes de aprender a mensagem de seus corações,
sem confundi-la com a sua emotividade;
Capazes de orientar a sua inteligência num justo termo,
sem muitas palavras vazias de significação.
Senhor, se todos os Pais do mundo não forem abençoados,
o mundo será estéril e os pequenos, rejeitados;
Não mais acharemos
quem queira a responsabilidade de ser pai;
Não haverá mais amor;
E o riso das crianças não será mais ouvido.
E a terra nada mais produzirá.
Não haverá estímulo, não haverá vida;
E o egoísmo levará o homem a exterminar seu irmão,
pois não haverá a simplicidade de crianças para fazê-lo:
- pensar na pureza de um gesto;
- na responsabilidade de uma vida que depende do outro;
- na fraternidade humana de todas as criaturas.
Senhor ! Que todos os Pais do mundo
saibam ser verdadeiramente Pais,
amando, compreendendo e perdoando...

QUE GOSTOSO, MAIS UM SELINHO


ESTE SELINHO VEIO LÁ DA MINHA AMIGA ANGEL@ DO
BLOG SONHOS DE PAPEL.
NÃO É UMA DOÇURA???
OBRIGADA ANGEL@ PELO CARINHO.


Regrinhas:

Postar no blog  e dizer de quem ganhou.
Registrar opinião sobre o selo : " É UMA DOÇURA DE CARINHO"
Oferecer para dez amigos(as) e avisá-los(as):

Eu ofereço este selinho, com muito doçura, para as(os) amigas(os):