Seguidores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

TERCEIRA SEMANA DO ADVENTO


Objetivo:
Que as crianças interiorizem que o advento é tempo para conhecer e amar mais a Jesus.

1 - O catequista mostra um coraçao recortado de uma cartolina que tem escrito o nome de: “Jesus”.

2 -  Canto:  Eu tenho um amigo que me ama, que me ama, que me ama, seu nome  é Jesus, que me ama, que me ama, que me ama, com eterno amor.Tu tens um amigo que te ama, que te ama, que te ama, seu nome é Jesus, que te ama, que te ama, que te ama com eterno amor.  Nós temos um amigo que nos ama, que nos ama, que nos ama, seu nome é Jesus, que nos ama, que nos ama, que nos ama com eterno amor.

(Caso o catequista não conheça essa música, pode substituir por outra conhecida ou fazer uma oração que se fala do amor de Jesus, ou então ler uma mensagem com esse mesmo sentido)

Vamos dizer a Jesus que o que queremos e que desejamos é sua companhia sempre, em todo momento e que sejamos amigos para sempre.

3 - Recordar:  Vamos agora recordar e dizer como praticamos o compromisso da semana passada: colocar o machado e orar todas as noites.

4 -   Jogo das palavras escondidas.

O catequista leva escritas, em cartões iguais as letras conhecer e amar. Divide as crianças em dois grupos. Um grupo sai da sala. O que fica dentro, entrega as letras de uma das palavras para que a esconda (exemplo a palavra CONHECER). Quando esta escondida a letra, entra o grupo que está fora e se diz que deve buscar e compor a palavra completa. Encontrada a palavra muda os grupos e o catequista entrega a segunda palavra para que a escondam (AMAR) e seguir o jogo até juntar as letras e formar a palavra. Colocar as duas palavras num lugar visível.

5 - Palavra de Deus
Na semana passada conhecemos quem é Joao Batista.
Hoje vamos ver algo mais sobre ele e sobre Jesus, algo importantíssimo.

Lemos: Mateus 11, 2-11.
Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro? Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres... Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda! Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis. Então por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta. É dele que está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho. Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.

6 - Analisar o desenho desta catequese  (que esta abaixo) e rever os detalhes do que escutamos no Evangelho.


Vocês sabem por que João Batista estava preso?

(O catequista deve ler alguma das seguintes citaçõe: Mateus 14,1-12; Marcos 6,14-19; Lucas 3,18-20 para conhecer melhor a história de João Batista).

- A resposta de Jesus fica somente em palavras?

- De que fatos responde ao discípulos de João?

- Que fala Jesus de João Batista?

- Hoje brincamos com as palavras escondidas. Quais eram essas palavras?

As crianças respondem: CONHECER E AMAR. Isto é que João buscava que seus seguidores vivessem. Ele estava preso mas queriam que descubrissem o Salvador, o Messias, que o conheçam de verdade para que o ame e o sigam. João Batista estava na prisão e não vai sair e por isso orienta seus seguidores.
Jesus responde com fatos, com o que anunciaram os profetas do Antigo Testamento. Digam a João que…Os cochos…Os cegos…Os pobres…etc. Jesus elogia Joao Batista e que não devemos esquecer. Nos convida a ser humildes, simples, solidários, generosos. A cumprir nossa missão, como fez João Batista e o próprio Jesus. 
7- Vamos desenhar em nosso caderno um quadrado como se fosse uma cadeia.

Dentro vamos escrever os nomes de quem temos na prisão:


- Amigo que não gosto.

- A pessoa que me fez maldade.

- Tudo o que não gosto de fazer.    

8 - Celebração: Dar a cada criança um coração com o nome de Jesus e agradecer por tantas coisas boas que nos dá. Cantar ou rezar o canto que iniciamos.

9 - Compromiso:
Escrever numa folha: JESUS.

Rezar pelas pessoas que temos na prisão e trabalhar no que escrevi na prisão.

2 comentários:

  1. Olá, Paz e Bem... tem um selinho lá no blog para você... Passa lá para pegar...
    http://catequistaroberto.blogspot.com
    Fique na Paz de Deus e no Amor de Maria
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Catequista não tem férias não é mesmo Cristiane? É isso aí, essa é a melhor época para que possamos refletir e planejar os encontros para o próximo ano. Neste dia, que é dedicado à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, oremos pedindo sua proteção. Que ela interceda por todos nós catequistas, que caminhe conosco e nunca deixe que o desânimo nos impeça de ser missionários e anunciadores da Boa Nova de Cristo.
    Abraços!

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!