Seguidores

sábado, 29 de outubro de 2011

A LIÇÃO DOS GANSOS

No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao Sul, formando um grande V no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma.

Sabe-se que quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando
a sustentar a ave imediatamente de trás. Ao voar em forma de V, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.

Pessoas que têm a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um impulso mútuo.

Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e resistên-cia necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.

Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-nos-íamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir. Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis, e isto serve tanto para as pessoas quanto para os gansos que voam rumo ao Sul.

Os gansos de trás gritam encorajando os da frente, para que mantenham a velocidade. Que mensagens passamos quando gritamos de trás?

Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou até que morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação, a fim de alcançar seu bando.

Se tivéssemos o sentido dos gansos, também ficaríamos um ao lado do outro, lutando pelo bem comum e com o mesmo ideal.

(Autor Desconhecido)

4 comentários:

  1. El Creador a dotado de sabiduria a todas sus criaturas, no podia ser de otra forma. Basta con mirar hacia la naturaleza y toda la creación es una maravilla de perfección y sincronización perfecta en lo siclos de vida que les toca vivir. Todos menos nosotros los hombres. Que siendo los más capacitados de la creación hemos sido los más tontos al elegir el camino más largo para llegar a Dios. pero mira que somos dificiles. Grcias que Dios tiene misericordia y nos envió a su Hijo para que nos enseñara a quien debemos seguir para no perdernos.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Linda história, amiga!
    Que alegria seria se seguíssemos o exemplo dos gansos, vivendo em união sempre!
    Que Deus te abençoe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Estou colocando a visita aos blogs amigos em dia e aproveito a visita para convidar você a me visitar no blog Catequese N'atividade (http://cocalnatividade.blogspot.com/) e conferir as novidades que rolam por lá!

    Que você tenha um ótimo encontro com Cristo neste domingo! A paz!

    Renata Furlan

    ResponderExcluir
  4. è verdade quando se sonha sózinho é dificil mas quanros todos se juntam para sonhar o sonho e a meta é mais forte... que bom seria se houvesse mais união entre as pessoas grande bj

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!