Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

COMO FAZER CORRETAMENTE O SINAL DA CRUZ

 SINAL DA CRUZ , HÁ DOIS MODOS:
A. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.  (Usando a mão direita, encosta-se a ponta do indicador na testa, depois no peito, na extremidade   esquerda do ombro e em seguida na extremidade direita do ombro).        
Em nome do Pai...


    Do Filho...


   
 E do Espírito...


    Santo...


    Amém!




B. Costuma-se confundir o significado desta segunda forma com uma saudação religiosa oriental,  que faz alusão à mente, às palavras e ao sentimento.  Na verdade,  as cruzes sobre a testa,  boca e coração, por si já são bastante eloqüentes no catolicismo, não admitindo-se outras expressões, que não a fórmula litúrgica correta, que assim deve ser pronunciada: " Pelo sinal da santa cruz , livrai-nos,  Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos". (Usando a mão direita, com  o polegar - ou junção deste com o indicador e dedo médio, faz-se uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito). Mais propriamente, denominamos este sinal:  Benzer-se ou persignar-se.
 Pelo Sinal
da Santa Cruz...

 Livrai-nos Deus
Nosso Senhor...

Dos nossos inimigos.



 OBS: Embora seja comum distinguir-se a primeira forma como "benzer-se" e a segunda "persignar-se", existe ainda uma terceira locução: "santigar-se". Por serem expressões sinônimas entre si,  é correto aplicá-las em ambas as formas do Sinal da Cruz,  sem fazer a aludida distinção.

16 comentários:

  1. Que postagem linda e importante querida. Muitos ainda erram ao fazer o sinal da cruz, vejo o quanto a Catequese doméstica tem sido deixada de lado...
    BJs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    No meu blog tem um carinho pra você. Passa lá e pegue-o.
    Grande abraço
    Lurdes

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, sabemos também que ao fazermos o sinal da cruz, quando descemos nossa mão da testa até a altura do coração, estamos indicando que Jesus desceu dos céus para o ventre de maria, e quando passamos nossa mão entre os ombros, indicamos a morte e ressurreição de Jesus.
    Que maravilha são os nossos símbolos, que nos ajudam tanto a alimentar a nossa fé.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cris
    Ameeeeeeeeeeeeeeeeei seu blog
    Tudo é muito lindo
    bjos
    Regiane

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. ANGELO

    Pois é, eu ja vi un video onde o padre ensinava que o correto é em nome do Pai na testa do Filho no abdomem e do Espirito Santo no lado essquerdo e o Amem no lado direito!
    O que acontece é que cada um ensina de uma maneira e nós catequistas muitas vezes ficamos sem entender, e como iremos ensinar aos catequisandos, só sei dizer que quanto mais o tempo passa mais vão se complicando.

    ResponderExcluir
  7. O Pai rege a cabeça, o Filho esta sentado a direita de Deus pAI EO espirito santo e unidade {esquerda{ , amem no coraçao. Amor

    ResponderExcluir
  8. eu gostei muito eu tinha algumas duvidas agora aprendi direitinho muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Porque jogador de futebol (principalmente), beija a mão após o sinal da cruz? Fica parecendo que faz parte do sinal da cruz. Olhei em todos os sites e nenhum fez referência sobre esta prática. A mim parece que eles faltaram a essa aula do catecismo.

    ResponderExcluir
  10. Que postagem linda e importante querida. Muitos ainda erram ao fazer o sinal da cruz, vejo o quanto a Catequese doméstica tem sido deixada de lado...
    BJs

    ResponderExcluir
  11. Que postagem linda e importante querida. Muitos ainda erram ao fazer o sinal da cruz, vejo o quanto a Catequese doméstica tem sido deixada de lado...
    BJs

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!
    Vocês não imaginam quantas pessoas tem vontade de aprender rezar mas tem constrangimentos de perguntar ou pedir ajudar, eu mesmo tenho dificuldades de acompanhar alguns trechos missa, respostas ao padre quando temos que responder a sua fala, também tinha pouco conhecimento sobre o Sinal da Santa Cruz, agora estou feliz pela explicação, abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Que Deus a abençoe pelo lindo blog, gostaria que você me seguisse, seria uma honra...

    ResponderExcluir
  14. eu quero isso poque estou fazendo catequese e tabem porque o meu maior sonho e seguir a deus para ter felicidades e não coisas ruins

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!