Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2011

ATIVIDADES HUMANAS QUE MUDAM UM PLANETA- DIA MUNDIAL DA ÁGUA

 Olha o que o texto da Campanha da Fraternidade deste ano nos fala sobre nossas atitudes em relação à natureza.
            “A implantação do sistema industrial de produção de bens e consumo compulsivo, inclusive de produtos supérfluos, ocasionou profundas transformações na face do planeta.
            Em relação às mudanças, é interessante citar alguns dados.
- A população mundial aumentou 10 vezes nos últimos 3 séculos, no século XX, quadruplicou; hoje, ultrapassa os 6,5 bilhões de pessoas, e as estimativas indicam que pode chegar à casa dos 9 bilhões em 2050.
- Quase metade da população vive, hoje, em cidades ou megacidades.
- Houve um sério aumento no gado, já existe praticamente uma vaca por família e a população de gado, que é responsável por parte da produção do gás metano, saltou para 1,4 bilhão de reses.
- A produção industrial cresceu 40 vezes, nesse mesmo período, e a demanda energética exigiu que o setor crescesse 16 vezes. 
Por fim, quase 50% da superfície do planeta passaram por transformações em virtude das atividades humanas.
- A água não escapou de um excessivo gasto, e hoje é usada 70% na irrigação, na industria 20% e nos domicílios 10%. O desperdício na má captação fica com uma boa parte dela. Para ficarmos com um exemplo, segundo a New Scientist, um quilo de café pronto para o consumo requer, em todas as etapas da produção, cerca de 20 mil litros de água, um hambúrguer de 100 gramas, 11.000 litros e um mero jeans, 8.000 litros”.

            É importante lembrar que de 10% da água no mundo, somente 3% da água dele é potável. Por isso, é bom vermos o que estamos fazendo com a torneira da nossa casa.





Um comentário:

  1. obrigada pelo empenho de montar esse blog, ele é de fundamental importância para quem precisa de um recurso e base de pesquisa para melhorar os encontros de catequese e o que podemos partilhar com nossas crianças para que Jesus seja mais conhecido e amado. Louvados sejam Jesus e Maria Santíssima pela sua visa... Continue .... Abraços fraternos

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!