Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A terra e as plantas são presentes de Deus para mim!

 Principio: A terra e as plantas são presentes de Deus para mim, por isso devo cuidar delas.
Texto bíblico :”Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas” Genesis 1:29
Objetivos:
  •  Ensinar aos catequizandos que Deus é o Criador de todas as coisas.
  •  Desenvolver algumas noções de cuidados com a natureza.
  •  Mostrar que é importante agradecer ao Senhor pela natureza e pelo dom da vida.
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar músicas adequadas com a turma e com o tema do encontro.

SUGESTÃO: canto
Obrigado Senhor! Porque És meu amigo
Por que sempre comigo, tu estás a falar.
No perfume das flores, na harmonia das cores
E no mar que murmura,o teu nome a rezar

Escondido tu estás, BIS/ No verde das florestas, BIS
Nas aves em festa, BIS/ No sol a brilhar. BIS
Na sombra que abriga BIS/ Na brisa amiga, BIS
Na fonte que corre BIS/ ligeira a cantar.

Te agradeço ainda, Por que na alegria,
Ou na dor de cada dia, Posso te encontrar.
Quando a dor me consome, Murmuro o teu nome
E mesmo sofrendo,Eu posso cantar.
Escondido tu estás...

 MATERIAIS NECESSÁRIOS
Flor
Desenho de plantas e arvores ou leve uma plantinha.
Um pacotinho em papel de presente. (para a hora da dramatização)
Frutas (se possível para comer no final da lição)
Cola e tesoura, papeizinhos coloridos para a atividade final.
Uma copia da atividade para cada criança.

HORA DA PALAVRA: (Segure a sua Bíblia na mão, e pergunte para as crianças) Vocês sabem que livro é este? Sim, é claro, é a Bíblia! Meu livro favorito! Na primeira pagina deste livro encontramos coisas maravilhosas sobre a criação. (Mostre a flor) Quem foi que fez as flores? (deixe as crianças responder)
(Mostre as plantas. Pergunte) Quem foi que fez as plantas? (deixe as crianças responderem) Sim foi o nosso amado Senhor Deus. Você tem alguma planta ou árvore na sua casa? Conhece o nome? (deixe as crianças responderem)
As plantas, verduras, legumes, flores e frutas são presentes muito valiosos para nós.
Por exemplo, as árvores dão sombra, deliciosos frutos, podemos usar a sua madeira, etc. Das flores se extraem deliciosos perfumes e remédios. De algumas plantas também são feitos remédios, tintas, cola, borrachas, sucos, até mesmo a nossa roupa é feita, por exemplo, do algodão! Deus criou as plantas para que possamos viver confortavelmente.
Aqui na Bíblia, em Gênesis 1:29 lemos ”Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas” Deus nos deu de presente as lindas plantas e os saborosos frutos.
Você gosta de comer frutas? Quais ? (deixe eles responderem)
O que fazemos quando ganhamos um presente especial? Com certeza cuidamos dele.
(Catequista: peça para uma criança fazer de conta que está entregando um presente para você, dramatize diferentes maneiras de agir) Por exemplo: Seria de muito mal gosto, pegar o presente que ganhamos e nem sequer abrir o embrulho e jogar o presente num canto. (dramatize) Ou ainda pior, abrir o presente e destroçá-lo na frente da pessoa que nos presenteou. Da mesma maneira devemos cuidar dos presentes que Deus nos deu. Muitas pessoas e crianças destroem a criação que Deus nos deu. Muitas crianças não valorizam nem agradecem ao Senhor pelas plantas e frutas. Quebram galhas de arvores, pisam nas plantas, arrancam flores, destroem jardins ou simplesmente não ajudam na conservação e cuidado das plantas.
O que uma planta precisa para crescer saudável e bonita? Sim, ela precisa de água e sol, de carinho, de uma terra boa e adubo. Você já cuidou alguma vez de uma planta ou plantou alguma semente? (deixe eles responderem)
O que você pode fazer para cuidar das plantas que o Senhor nos deu? (deixe eles responderem)
Nosso Deus fica muito alegre quando cuidamos da criação! Você já disse ao Senhor OBRIGADO PELAS PLANTAS E FRUTAS que Ele nos deu?

MOMENTO DE ORAÇÃO: Catequista: faça uma oração e peça para que as crianças repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelo privilégio que nos deu de poder desfrutar das plantas, flores e verduras. Peça ao Senhor sabedoria para cuidar das plantas e flores.

HORA DE BRINCAR:
Céu – Terra – Mar
OBJETIVOS: Aquecer e exercitar o senso de direção, percepção de espaço e, naturalmente, descontrair.
DESENVOLVIMENTO: O catequista convida o grupo a formar uma fila única, uma atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.
Desenhe com giz no chão duas linhas paralelas com uma distância de, mais ou menos, um metro. Peça para as crianças ficarem na linha do meio. Começa a orientação: “a fila onde vocês estão é denominada TERRA, à sua direita é o CÉU e à sua esquerda é o MAR”.
Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra… CÉU! Todos irão para o céu… MAR! Todos irão para o mar. Aqueles que “errarem” ou deixarem de ir, vão sendo excluídos”.




ATIVIDADE: Entregue uma folha com a atividade para cada criança. Peça para que colem papeizinhos coloridos nas pétalas da flor, ou para escrever uma oração de agradecimento e colorir. Outra sugestão é entregar para cada criança uma folha branca para que elas desenhem coisas que representem a natureza criada por Deus. 

3 comentários:

  1. Oi Cris,passei novamente aqui,muito legal estas atividades, é muito gratificante trabalhar para o Senhor não temos salário, mas temos um tesouro muito mais valioso o nosso Deus e os frutos que colhemos.Quando for me visitar fique a vontade, tudo que tenho lá é para partilhar.Fique na paz do Senhor e no amor de Maria-tenha um dia abençoado.
    Sueli- Pãozinho do Céu

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris... Vim retribuir a sua visita em meu Blog... Fico feliz que tenha gostado no meu Blog... Ser Catequista é uma benção, e como toda benção não podemos guardá-la para nós... devemos partilhar ela com todos, pois foi isso que Cristo fez: Partilhou sua própria vida com as pessoas...
    Me tornei seu seguidor no Blog e vamos juntos evangelizar através do principal meio de comunicação entre os povos na atualidade: A Internet.
    Através deste meio, conheci muita gente que tem o mesmo propósito, e isso é muito bacana... meu e-mail e msn é: robertopsb@ig.com.br
    Vamos trocar experiências e material...
    Que Deus permaneça com você e com sua família e que possas continuar seguindo esta linda missão que Deus lhe Deu: o Dom da Evangelização!!!
    Forte Abraço em Cristo

    Roberto Garcia
    http://catequistaroberto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela sugestão,adorei. A paz de CRISTO. Sílvia

    ResponderExcluir

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!