Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DINÂMICA CF 2011

DINÂMICA:
Pedir que os catequizandos caminhem em uma área livre, trazendo de volta alguma coisa criada por Deus (flores, folhas, insetos, etc.). Ao retornar, cada um mostra ao grupo o que trouxe e mostra o que mais lhe chamou atenção. É importante que o catequista dê destaque a perfeição de tudo o que foi criado por Deus.

 É importante diferenciar bem o que foi criado por Deus e o que foi criado pelo homem. Para isso, a turma pode ser dividida em dois grupos: Um grupo irá fazer desenhos das coisas criadas por Deus (natureza, sentimentos bons, coisas boas), e o outro grupo irá representar as coisas criadas pelo ser humano (destruição do meio ambiente, guerras, miséria, etc). Nesta atividade é interessante frisar que o que Deus criou é perfeito (exceto o homem, que se corrompeu pelo pecado).

Em outro momento pode-se demonstrar coisas boas criadas pelo ser humano (tecnologia, construções, etc.). Deve-se mostrar que foi Deus que nos deu a inteligência para a construção de todas as coisas boas.

O catequista pode trabalhar um pouco a imaginação dos catequizandos. Pedir que eles imaginem o mundo perfeito. Como ele seria? O que teria nele? Dar um momento para que eles pensem um pouco. O ambiente deve estar propício para este momento (música suave ou sons da natureza). Passado um tempo o catequista pede que cada um fale o que imaginou (esta imagem do mundo ideal pode ser transformada em desenho por eles). Ao fim de tudo, o catequista dá o desfecho, mostrando a história da Criação e falando que o desejo de Deus era que vivêssemos num mundo perfeito, como era no início de tudo.
Sugestões de música: Hino da campanha da fraternidade de 2011

Somos filhos de Deus
Nós somos a parte mais importante da criação. O ser humano é diferente das outras coisa criadas por Deus, porque recebeu vários dons. DOM é mesma coisa que presente. Veja os belos presentes que nós ganhamos de Deus:
- Inteligência: O ser humano pensa e consegue falar o que pensa.
- Consciência: Sabe que Deus existe.
-Vontade: É capaz de tomar as suas próprias decisões.
- Liberdade: Pode escolher: fazer o bem ou fazer o mal.

Atividades:
1- Pense e responda:
Quem é mais importante para Deus: Você ou um peixinho? Por que? Escreva as qualidades que você tem, que são dons, que você recebeu de Deus: ________________________________________________________
(FONTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!"

OBRIGADA POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO!